A Participação dos ecossistemas de Inovação da Amazônia na Capacitação teve como proposito apresentar o panorama das atividades realizadas pelas instituições da região norte.
O projeto PaCTAS, coordenado pela Professora Taciana Coutinho, teve 10 minutos para descrever as potencialidades, desafios e principalmente as oportunidades da região da tríplice fronteira e dos municípios do Alto Solimões.
Estava presente perfis diversos interessados em ouvir as experiências a respeito dos seguintes pontos:
1. O que faz a instituição e como ela contribui para a inovação amazônica e a sustentabilidade;
2. Como tem sido a evolução do seu ecossistema de inovação local, ao seu ver;
3. Como foi o processo de consolidação da ideia e do trabalho dentro do ecossistema local;
4. Quais são os principais desafios a serem superados para garantir maior autonomia do ecossistema de inovação amazônica;
5. Como gostariam que o MRE ajudasse no desenvolvimento desse ecossistema e do seu ramo de atuação: conexão com parceiros/investidores, promoção de imagem, internacionalização de encontros etc.
Ao término das apresentações, o Ministério das Relações Exteriores consolidou uma troca de perguntas e consolidou trocas de contatos para diferentes Embaixadas.
Fonte: Taciana de Carvalho Coutinho
Objetivo: Apresentar o Projeto PaCTAS na sessão de capacitação sobre Inovação na Amazônia, como parte da formação de nossos diplomatas no exterior responsáveis em nossas embaixadas e consulados por promover a ciência, tecnologia e inovação do Brasil.